fbpx
Início Matérias Projeto ELO abre convocatória para exposição de fotografias de famílias negras de...

Projeto ELO abre convocatória para exposição de fotografias de famílias negras de Pernambuco

Realizado pelos pesquisadores, artistas audiovisuais e graduandos em Cinema pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Beatriz Lins e Rafael Nascimento, o projeto tem incentivo da Lei Aldir Blanc.

Na última última quinta-feira (08) o projeto ELO: Memória e Afeto abriu convocatória para recebimento de fotos de famílias negras, indígenas ou mestiças de Pernambuco. 

Um trabalho de enorme importância para o povo negro e que busca resgatar nossas  raízes históricas e valorizar a ancestralidade negra em Pernambuco, tendo como principais ferramentas para isso registros fotográficos e vivências pessoais. A convocatória para o envio de imagens segue aberta até dia 22/04.

Por conta da pandemia e das restrições sanitárias que estão acontecendo em nosso estado, a exposição das 20 fotografias selecionadas na convocatória ocorrerá de forma virtual. De acordo com o pesquisador Rafael Nascimento, a primeira ideia do projeto era de realizar ensaios fotográficos, o que foi impossibilitado pela necessidade de distanciamento social. “A gente estava desenvolvendo atividades, pesquisas e outros roteiros e tivemos que fazer algumas adaptações”, relata.

Para a pesquisadora Beatriz Lins, “lidar com a memória é também uma forma de prolongar o afeto, uma forma de acalentar o espírito coletivo”.  Ela afirma que na ideia dos ensaios as subjetividades viriam muito a partir da visão de quem está organizando o projeto, das pessoas que estão se propondo a fazê-los.

Podem ser enviados arquivos digitais e analógicos, sem restrição de tamanho. Os registros devem ser de acervos familiares ou pessoais e ter pessoas negras ou indígenas como protagonistas das imagens. Cada participante poderá enviar uma fotografia e aqueles que tiverem sua foto selecionada receberão o valor simbólico de R$ 50,00 pela utilização da fotografia na exposição virtual. 

O formulário de envio das fotografias pode ser acessado em https://bit.ly/InscricaoProjetoELO e será encerrado às 23h59 do dia 21 de abril. Para mais informações, é possível utilizar o e-mail: projetoelo.pe@gmail.com. Acompanhe outras novidades no Instagram do Projeto Elo:  https://www.instagram.com/projeto.elo.pe.

Obirin
Nasci da ideia de disseminar e aproximar as ações de grupos e pessoas que estão na luta pela igualdade racial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.