Realizado pelos pesquisadores, artistas audiovisuais e graduandos em Cinema pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Beatriz Lins e Rafael Nascimento, o projeto tem incentivo da Lei Aldir Blanc.
Na última última quinta-feira (08) o projeto ELO: Memória e Afeto abriu convocatória para recebimento de fotos de famílias negras, indígenas ou mestiças de Pernambuco.
Um trabalho de enorme importância para o povo negro e que busca resgatar nossas raízes históricas e valorizar a ancestralidade negra em Pernambuco, tendo como principais ferramentas para isso registros fotográficos e vivências pessoais. A convocatória para o envio de imagens segue aberta até dia 22/04.
Por conta da pandemia e das restrições sanitárias que estão acontecendo em nosso estado, a exposição das 20 fotografias selecionadas na convocatória ocorrerá de forma virtual. De acordo com o pesquisador Rafael Nascimento, a primeira ideia do projeto era de realizar ensaios fotográficos, o que foi impossibilitado pela necessidade de distanciamento social. “A gente estava desenvolvendo atividades, pesquisas e outros roteiros e tivemos que fazer algumas adaptações”, relata.
Para a pesquisadora Beatriz Lins, “lidar com a memória é também uma forma de prolongar o afeto, uma forma de acalentar o espírito coletivo”. Ela afirma que na ideia dos ensaios as subjetividades viriam muito a partir da visão de quem está organizando o projeto, das pessoas que estão se propondo a fazê-los.
Podem ser enviados arquivos digitais e analógicos, sem restrição de tamanho. Os registros devem ser de acervos familiares ou pessoais e ter pessoas negras ou indígenas como protagonistas das imagens. Cada participante poderá enviar uma fotografia e aqueles que tiverem sua foto selecionada receberão o valor simbólico de R$ 50,00 pela utilização da fotografia na exposição virtual.
O formulário de envio das fotografias pode ser acessado em https://bit.ly/InscricaoProjetoELO e será encerrado às 23h59 do dia 21 de abril. Para mais informações, é possível utilizar o e-mail: projetoelo.pe@gmail.com. Acompanhe outras novidades no Instagram do Projeto Elo: https://www.instagram.com/projeto.elo.pe.