fbpx
Início Matérias "Jornadas Negras de Formação Política"

“Jornadas Negras de Formação Política”

Em fevereiro teve início as “Jornadas Negras de Formação Política”, uma realização da Rede de Mulheres Negras de Pernambuco, financiada pelo Fundo de Apoio a Organizações de Mulheres do SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia. A aula inaugural foi realizada no auditório da Universidade Católica de Pernambuco. As mulheres Negras eram a maioria entre o público que conferiu a aula da doutora em educação, Denise Botelho.

A aula teve início com a fala de Piedade Marques, integrante da Rede. Piedade repassou a agenda da Jornada e afirmou que essas ações tem o objetivo de aproximar e fortalecer as mulheres negras que estão na luta diária contra o machismo e o racismo, sejam elas ou não participantes de organizações.

Piedade Marques abre a aula da Jornada. (Imagem: Rede de Mulheres Negras do PE)

Em seguida chegou a vez de Denise, que fez uma abordagem histórica sobre o racismo e apresentou exemplos sobre como ele se moldou ao longo do tempo e nos persegue até hoje. Por ter acontecido recentemente, o carnaval acabou se tornando um tema da discussão pôr conta das piadas machistas e as fantasias racistas de alguns foliões.

Denise Botelho, doutora em educação. (Imagem: Rede de Mulheres Negras do PE)

Um outro tema que acabou despertando bastante a atenção das mulheres que assistiam a aula foi como reagir a um ato racista/machista. Boa parte das mulheres disseram ficar sem ação diante da um ato de violência, principalmente pelo medo de sofrer violência física. A partir daí o diálogo passou a ser em torno da importância da fala e da ação sempre que possível, principalmente em espaços seguros.

As atividades da Jornada continuam em andamento. Segue a baixo a programação completa:

 

Tabela de atividades da Jornada disponibilizada pela Rede

Obirin
Nasci da ideia de disseminar e aproximar as ações de grupos e pessoas que estão na luta pela igualdade racial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.