Se você ainda não conhece a série da HBO Insecure, então, presta atenção nessa dica.

Lançada junto com séries badaladas como Westworld e Divorce, Insecure parece ter sido ofuscada por essas produções por um tempo. Dirigida, roteirizada e protagonizada pela Issa Rae junto com Larry Wilmore, a série conta com um humor ácido sonorizado com muito rap e musicas do Frank Ocean. A trilha sonora é um dos pontos alto dessa obra, além do roteiro comicamente trágico da realidade dos personagens. Mas, do que se trata exatamente?

Issa Dee (Issa Rae) trabalha em uma ONG que ajuda crianças de periferia, mas está insatisfeita com seu trabalho que ela considera medíocre, já que, nenhum de seus colegas brancos está de fato interessado em ajudar as crianças da periferia. Issa gosta de escrever rap e sempre se pega pensando se deveria investir nessa carreira (são as cenas mais hilárias). E ainda tem o relacionamento sem graça de 5 anos com Lawrence, seu namorado desempregado e sem perspectiva no momento. A trama também gira em torno da sua amiga Molly (Yvonne Orji), uma advogada bem-sucedida, bonita e elegante. Molly parece ter tudo, entretanto, não consegue manter uma relação amorosa decente.

A série é sobre as inseguranças e incertezas de ambas as personagens, mas o roteiro passa por questões mais complexas que uma simples comédia romântica. Situações como ser a exceção no ambiente de trabalho vivida por Molly, a depressão de Lawrence por não consegui trabalhar em sua área profissional, a solidão das mulheres negras sempre preteridas para relacionamentos sérios entre outros assuntos. Um ponto interessante é a presença de mulheres negras de diferentes tons de pele e padrões corporais. A sexualidade tanto de homens quanto de mulheres negras também é abordada de forma inteligente. A série foi completamente injustiçada pelo Globo Ouro, mas mesmo assim, é bom ver uma produtora e diretora negra com um produto tão bem produzido como Insecure. Issa Rae também é produtora de conteúdo para o youtube, vale a pena conferir a web série Awkward Black Girl.

A série já está com a terceira temporada confirmada então corre para assistir!

 

Mallu Oliveira