fbpx
Início Matérias Comunicação é o maior desafio no Brasil

Comunicação é o maior desafio no Brasil

Quando se fala num país que possui mais de uma língua oficial, geralmente se pensa em nações como o Canadá, que tem o inglês e o francês como línguas nacionais, certo? Mas, o que poucos sabem, é que o Brasil também é uma dessas nações.

Somente no censo do IBGE de 2010, o registro da população brasileira que apresentava algum tipo de deficiência auditiva era de 23,9%. Em Pernambuco, foram registradas 2.426.106 pessoas com algum grau de deficiência. Em sua grande maioria, os surdos, se comunicam através da linguagem brasileira de sinais, a Libras. Mas, o que deveria ser direito de todas essas pessoas e dos ouvintes, não é o que acontece na realidade. Muitos dos próprios surdos não têm acesso à Libras em nenhum momento da vida.

Por outro lado, aqueles que aprendem a nova linguagem encontram outra barreira, talvez a mais difícil de lidar, a reduzida quantidade de ouvintes que se importam em aprender a linguagem para se comunicar com os mais de 9,8 milhões de brasileiros que têm deficiência auditiva.

Levando em conta o contexto histórico, desde a antiguidade, a comunidade surda busca por reconhecimento e aceitação, e pelo direito de ensinar e de aprender. Atualmente, os surdos brasileiros contam com leis federais que  tratam da importância da Libras, sobre o processo de inclusão do aluno surdo na rede pública de ensino e também sobre a formação que regulamente a profissão do tradutor e intérprete de Libras.

No dia 23 de abril é comemorado o Dia Nacional de Educação de Surdo, que tem como finalidade sensibilizar as pessoas com relação à situação das pessoas surdas e da sua linguagem específica, sublinhando a necessidade de lutar por condições de vida, trabalho e educação mais apropriada.

Os desafios de quem cresce com a surdez acabam transformando o deficiente em um dependente de outro, quando na verdade ele poderia viver uma vida comum, como ouvinte, normalmente. Exemplos recorrentes de empecilhos enfrentados pelos surdos vão desde uma consulta médica até a simples ação de comprar um remédio na farmácia. Se o interlocutor não pode se comunicar, através das Libras com o surdo, como o surdo vai conseguir se comunicar com o ouvinte?

Na busca por soluções que visem melhorar a vida de milhares de pessoas nessas condições, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), por exemplo, tem adotado medidas, aprovando diversos projetos de lei. Resta saber quanto tempo mais a legislação demora para ser aplicada.

Débora Eloyhttp://www.obirin.com.br
Por definição: companheira, caridosa, desenrolada, amorosa, avexada, doce, paciente, disposta. Por autoria: estabanada, carente e abestalhada

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.